quarta-feira, 11 de julho de 2012

Um pouco de Game - Manual para GT5-03


Manual de Gran Turismo 5, Parte 3.


Na terceira e ultima parte, a suspensão,jogos de pneus e freios.

SUSPENSÃO / SUSPENSION

Junto com boa uma preparação da caixa de velocidade, e suspensão e sua configuração são primordiais pois elas transformam até a melhor modificação em "zero" se o conjunto de suspensão não acompanhar.

Kit de Suspensão Fixa / Fixed Sports Kit - Diminui a altura do carro em comparação ao original. Também reduz a absorção dos amortecedores, tornando-os mais rígidos. 

Kit de Suspensão Esportiva Ajustável / Height adjustable sposts kit - Com esse conjunto pode-se ajustar algumas coisas como a altura até um certo.

Kit Totalmente Customizável / FULL CUSTOMIZABLE KIT - Kit de customização completo da suspensão.Com ele toda a parte de estabilidade, altura, posição das rodas, tudo pode ser modificado.

Dica:Para quem está começando e fica meio receoso de mexer na suspensão completa, a Suspensão esportiva ajustável seja uma boa opção.Diminuir levemente a altura, compressão e expansão dos amortecedores pode ajudar muito num carro original,leve ou com média preparação.Agora para uma preparação completa a suspensão totalmente customizável é mais indicada.

Segue uma lista detalhada sobre as opções da suspensão totalmente customizável:

Ajuste de altura / Ride Height Adjustment (mm) - Primeiramente os ajuste de altura, em mm, tanto na frente quanto na traseira.Ao ajustar para baixo o centro de gravidade também fica mais para baixo e o carro se torna mais estável mas se colocar muito baixo o carro pode ficar raspando e tende a perde o controle.

Elasticidade Mola / Spring Rate(kgf/mm) - O ajuste da "rigidez" da suspensão se dá aqui.Quanto mais dura é a suspensão mais o carro responderá de maneira quase que violenta.Deve-se observa muito as características da carroceria do automóvel.Para um carro pequeno, recomenda-se aumentar a dureza das molas.Mas cada carro, e principalmente cada piloto, tem que ter um ajuste de mola apropriado.

Extensão / Extension - Serve para medir o quanto o amortecedor podem expandir durante a corrida. O padrão parece muito bom,mas é indicada aumentar um pouco para torna a carroceria mais segura nas curvas.

Comprensão / Compression - Serve para medir o quanto o amortecedor podem comprimir durante a corrida. Assim como a extensão o padrão não é ruim, mas pode-se aumentar para melhorar o desempenho do carroo na pista.

Barra de Anti-Rolamento / Anti-Roll Bars - As barras são usadas para "controlar" a rigidez da suspensão do carro nas curvas.Pode-se colocar o carro com uma Subviragem maior colocando o ajuste maior na frente.

Ângulo de Cambagem / Camber Angle - Com as variações na cambagem, isso é muito útil para colocar uma maior banda de rodagem do pneu nas curvas. quanto mais "para dentro" da carenagem do carro, melhor será a resposta do carro nas curvas.Porém se colocar muito o pneu para dentro do carro mais instável ele será nas retas.Tente não passar muito dos 1,5 tanto na frente quanto a trás.

Ângulo de Eixo / Toe Angle - Aqui você pode ajustar o ângulo do dedo do pé que é o ângulo dos pneus quando olhou de cima. Você pode ter um "Toe-in", que é quando a frente dos pneus são mais do que na parte de trás do pneu. Inversamente "Toe-out" é quando a frente do pneu é mais longe do que a parte de trás. Se quiser que o carro para a subviragem geralmente você deve ter um dedo do pé-na para a frente e traseira pneus, o que também fará o seu carro mais estável nas curvas.Se você gosta de jogar com FF pode-se usar um estilo underteer, com configuração de 0.30 na frente e na traseira conseguindo uma melhora na estabilidade das subviragens.Para os FR/MR/4WD um oversteer com um TOE-OUT pode ser interessante,recomenda-se algo como 0.50 na traseira. 

Dicas:Com certeza é aqui que se deve passar uma grande tempo do seu tempo.Cada pequena modificação mudará a maneira do carro agir drasticamente.Vale muito a pena comprar a versão de customização completa da suspensão.
FREIOS / BRAKES

Os freios muitas vezes são a chave decisiva para uma boa entrada nas curvas.Os Travões devem ser calibrados especialmente para cada tipo de tração. 

Controle de balanço dos freios - Brake Balance Controller - Melhorias sobre a sensibilidade dos freios dianteiros e traseiros deve ser feita aqui.

Dica:podemos fazer algumas experiencias nos freios para eles se adequarem melhor as habilidades do piloto e as características do carro.Se colocarmos os freios da frente(7-frente e 3-traseiro) mais fortes o carro tenderá a parar mais rápido e melhor, mas nas freadas nas curvas ele tenderá a ir reto.Se coloca-lo para trava mais na traseira(3-frente e 7-traseiro) o carro terá um poder de frenagem mais fraco e sairá mais de traseira, sendo mais indicado para os amantes de drift.
PNEUS / TIRES 

Um bom conjunto de pneus pode ser tão útil quando um motor altamente modificado.São eles que ajudam a deixar o carro nas "na mão" e pronto para as respostas da direção.Cada tipo de corrida e estilo de direção exige um tipo diferente de jogos de pneus.Abaixo está os mais comuns:
Pneu Conforto / Comfort Tires - São para carros originais de baixa potência.tendem a ter uma aderência e durabilidade medianas.  

Pneu Esportivo / Sport Tires - Esses são os que geralmente são usados mais nos carros com alguma potência de fábrica.Podem ser usados para ampla gama de competição por terem uma aderência e durabilidade muito boas.

Pneu Competição / Racing Tires - São projetados para corridas com carros de GRANDE desempenho.Muito indicado para todas as corridas do GT, mas com uma ressalva que eles tem uma ótima aderência mas uma durabilidade mais sensível.

Dica:Acima está só os tipos básicos, sendo que eles se sub-dividem em Macio,Médio e duro.Vale a pena ver a real necessidade do carro e comprar sempre os Macios e os Duros do mesmo jogo.Valendo que os Macios se desgastam bem mais rápido que os Duros.


Para ver a parte 1 do manual: Clique Aqui.
Para ver a parte 2 do manual: Clique Aqui.