terça-feira, 10 de julho de 2012

Um pouco de Game - Manual para GT5-02


Manual de Gran Turismo 5, Parte 2.


Como prometido, essa é a segunda parte do manual para modificação do Gran Turismo 5.
CAIXA DE VELOCIDADE / GEAR TRANSMISSION

Você pode fazer seu motor tão forte quanto quiser, mas se você não tiver um Envio ao enviar essa potência para as rodas você tem basicamente nada. Aqui você pode atualizar sua transmissão para melhorar a sua aceleração e velocidade máxima. 

Transmissão de 5 marchas fechadas / 5 Speed Close-Ratio Transmission - Um conjunto fechado de 5 marchas curtas.Indicado para ganho de aceleração, mas possui uma grande perda de velocidade. 

Transmissão de 6 marchas fechadas / 6 Speed Close-Ratio Transmission - Um conjunto fechado de 6 marchas curtas.Indicado para ganho de aceleração similar ao 5 marchas, mas possui 1 marchas a mais, ocasionando uma melhora de velocidade em relação ao conjunto de 5 marchas.

Caixa Totalmente Customizável / Fully Customizable Transmission - Essa sim é possível afinar a caixa por completo, seja o conjunto ou marcha por marcha.

Dica:A melhor situação é a Caixa Totalmente Customizável.Ao olhar a potencia do motor pode adequar-se adequar o câmbio de maneira bem precisa, sem que o motor nunca fiquei tentando ultrapassar os limites do cambio assim como a situação oposta.
TRANSMISSÃO / TRANSMISSION

As partes como embreagem e os outros componentes ajudam, e muito, a reduzir o tempo das trocas de marchas e melhora a aceleração. 

Mono Disco / Single Plate Clutch - Ela reduz um pouco o tempo de resposta entre o motor e a transmissão.

Duplo Disco / Twin Plate Clutch - Com 2 engrenagens ela reduz muito o tempo de resposta entre o motor e a transmissão.Indicado para preparações mais fortes.

Eixo de Carbono / Carbon Drive Shaft - melhor a resposta da tração e o impulso do carro. 

Central de Sensibilidade de Torque / Torque Sensing Center Differential - Uma central para carros com trações 4WD.Pode-se alterar o torque trazendo uma melhora e adequação para o piloto com o carro.Seja a tabela com algumas opções :

F 50 / R 50 - Mais equilibrada e agradável para os jogadores, por não rodar com facilidade nas curvas.

F 40 / R 60 - Ainda equilibrado mas com uma leve tentencia a soltar mais a traseira nas curvas.

F 30 / R 70 - Agora o carro ficará mais solto podendo escorregar um pouco.Indicado para jogadores mais experientes. 

F 20 / R 80 - Com um comportamento quase de um FR, suas curvas abertas serão mais rápidas, mais nas fechadas se não tomar cuidado com o acelerador ele irá girar fácil.

F 10 / R 90 - Um verdadeiro FR.A força da tração nas rodas dianteira se torna tão baixa que o carro sairá nas curvas se não tomar cuidado, igual a um FR.

Volante do motor / Flywheel – Eficiente para reduzir o lag entre as marchas.

Esportivo - Permite um ganho pequeno na mudança de velocidade do motor, visto nas troca de marchas.

Semi Competição - Permite um ganho maior, do que a esportiva, na mudança de velocidade do motor. 

LSD Totalmente Personalizado / Adjustable Limited Slip Differential - Ajusta as rotações das rodas motrizes de uma maneira geral.Abaixo segue algumas noções das configurações do diferencial.

Força do Torque / Initial Torque - Essa é a configuração do torque do motor nas rodas.é vital que não use um valor muito alto aqui ou o carro irá destracionar com muita facilidade.Para carros FR não se deve passar de 20 na traseira, pois senão ficará muito fácil de destracionar.Já para 4WD valores maiores na traseira farão ele deslizar mais fácil.

Sensibilidade de Aceleração / Acceleration Sensitivity - Ajuste para a aceleração do carro.Para os FR pode-se usar entre 30 e 50, tornando o carro mais "na mão".Já para os 4WD o indicado é manter valores mais altos na traseira sem que sejam muito diferente da dianteira.

Sensibilidade de Freagem / Deceleration Sensivity - Ajuste para a desaceleração do carro.Uma boa dica é tentar usar metade do número usado na sensibilidade de Aceleração.Por exemplo, se usar 40 na Sensibilidade de Aceleração tente usar 20 na Sensibilidade de Freagem.

Dica:Para toda modificação, essa parte exige uma atenção especial.De todas as peças o LSD Totalmente Personalizado pode fazer toda a diferença de resposta do motor, logo modifica-lo pode ser muito útil.
CHASSIS / BODY

Aqui o objetivo é reduzir e endurecer a carroceria do carro.

Redução de Peso/Weight Redution - Remove as "partes não essenciais do automóvel".São divididos em 3 estágios, e tem que ser gradativo.

Estágio 1 - Reduz algo em torno de 10% de peso original. 
Estágio 2 - Reduz algo em torno de 10% de peso já modificado pelo Estágio 1. 
Estágio 3 - Reduz algo em torno de 8% de peso já modificado pelo Estágio 2.  

Reforço Chassi/Chassis Reinforcement - Acrescenta barras estabilizadoras no carro para reduzir a torção do mesmo na curvas.

Redução de peso das janelas/Window Weight Reduction - Retira uma média de 10 Kg do peso total do automóvel.Perece pouco, mais isso abaixa o ponto de gravidade melhorando o aspecto nas curvas.  

Capô de Carbono(pintado ou não)/Carbon Hood - Reduz pouco o peso total do automóvel, algo em torno de 5 Kg.Seu conceito em game e mais para mudar o visual do carro deixando mais agressivo.

Dica : Reduzir o peso pode ser uma espada de duas laminas.Ao reduzir o peso a um ganho na aceleração e uma certa melhora da tração nas curvas.Mas o ideal é não extrapolar na redução pois carros muito leves não tem peso para tracionar os carros com maior potência.

AERODINÂMICA no GT AUTO

Uma das vantagens mais recente, vinda do GT4, foi poder adquirir um kit para melhorar a performance do carro. Para-choques, extensores e spoiler(aerofólio) podem ser comprados separadamente e posteriormente ajustados para torna o carro mais controlável.

Dicas:
Frente Baixa e Traseira mais alta - Desse jeito sua subviragem se torna mais normal. Essa configuração dá um pequeno grau de controle para carros FR. Ideal para FR ou carros que tenham problemas com sair de lado nas curvas. 

Frente e Traseira equilibradas - Essa abordagem equilibra mais seu carro para  uma maior velocidade máxima e um certo deslize nas curvas, mas sem muita perda.

Frente Alta e Traseira baixa - Desde jeito fará com que o carro saia mais de traseira, ajudando muito nas "viradas mais retas" que os FF possuem.Mas  tome cuidado,pos isso também pode tornar mais fácil girar para fora, similar a um FR . Ideal para trações como  FF e 4WD.


Link para a parte 1 do manual: Clique aqui.
Link para a parte 3 do manual: Clique aqui.