sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um pouco de Vida Nerd - Antigo VS Novo

Antigo ou Novo?


Hoje em dia uma pergunta muito comum é se algo novo é melhor que o antigo.Sempre vi essa pergunta e a primeira expressão é de surpresa afinal como um algo novo poderia ser pior que o antigo? Como uma tecnologia nova poderia ser inferior a sua antecessora?



Depois de pensar um pouco, podem-se aparecer alguns exemplos como o primeiro Playstation e o  Playstation ONE,seu irmãozinho menor.Na época o psONE tendia a superaquecer com mais facilidade que seu antecessor.



Depois pensei no extinto Sega Genesis, ou também chamado de Mega Drive, em que a terceira versão deixava de ter a famosa entrada de fone de ouvido conhecida do primeiro modelo.

Ainda veio a mente o Playstation 2 e o Playstation 2 Slim; onde no primeiro a gaveta de DVD possui um mecanismo para sair(igual aos leitores e gravadores de DVDs de um desktop),enquanto o Slim era só uma tampa que abria.Mais um exemplo é o playstation 3, com seu case(carcaça) maior e de cor black piano; e o playstation 3 Slim , menor com o case de cor preto matte(fosco).

Se pensar um pouco mais talvez o que acontece é uma redução de custo referente a linha de produção.Uma prova disso seria o canhão do leitor de um PS2 normal contra o canhão do PS2 Slim: o normal custa algo em torno de 150 Reais em contra partida que o do Slim custa 40 reais ,em média.O Mega Drive sem o fone custaria bem menos do que o mesmo modelo com o dispositivo.No caso do psONE sua carcaça muito pequena mantinha seu circuito sobre calor constante.  
Infelizmente a tecnologia avança junto com um delicado conjunto monetário.E uma conclusão que podemos chegar é que o novo e o antigo são muito parecido, um é mais refinado porém um pouco frágil o outro é demasiadamente simples mas funcional.