domingo, 17 de junho de 2012

Video Game - Super Nintendo

Super Nintendo:

O Super Nintendo veio ao mundo como sucessor do NES(O Nintendo 8 bits ou Famicom).O console era uma tentativa de controlar o crescimento do então console do momento, o Mega Drive(já comentado aqui no site, veja clicando aqui .), e de pegar uma fatia que o mega drive não tinha muita expressão, a de RPG e jogos de raciocínio. Para bate-lo o Super Nintendo tinha como grande trunfo a parte gráfica, onde sua GPU podia rodar com 256 cores simultâneas, contra 64 cores do mega drive.Seus cartuchos continham um memoria extra que possibilitava gravar os games, especificamente os saves,outro ponto negativo na época para o Mega.Mas nem tudo são flores, o processador era seu maior ponto fraco pois rodava com frequência variável(entre 1,79 MHz e 3,58 MHz ).Com uma frequência tão variável e baixa(compara com o mega de 7,68MHz) ocasionava os famosos Slowdowns em alguns jogos.
Especificações do Console:

CPU:   Ricoh 5A22 de (1,79mhz,2.68mhz e 3,58 MHz) barramento de 16bits

GPU:   Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB) de 16bits
          Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
          Paleta de cores: 32 768 cores
          Número máximo de cores na tela: 256
          Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
          Número máximo de sprites: 128 sprites

Áudio: Sony SPC700 de 13 canais
          8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
          Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
          PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
          Som estéreo digital

mascote:Mario

Herdado do nintendinho, o encanador mais conhecido do mundo era o seu mascote.Mario sempre cativou o publico e fazia o super nintendo com a fita do super mario world ser o desejo de todos que gostavam de jogos.O Mario fofinho e simpático era o simbolo de heroi que todos queriam ser.Curiosamente o Mario veio para substituir o popeye, então personagem escalado para o jogo Donkey Kong.A nintendo perdeu o direito autoral sobre o personagem e assim um substituto veio com tudo.O Mario final, inclusive o nome mario, veio do Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York.E assim surgia uma lenda que até hoje a aclamado no ramo dos games.
Jogos:

Oficialmente o Super Nintendo teve 784 jogos lançados, sendo 251 exclusivos para a EUA e 63 para a Europa. Quando foi lançado na América em 1991 o Super Nes contava com titulo de peso como Super Mario World, F-Zero, Pilotwings, SimCity e Gradius III. O ultimo jogo lançado para o sistema foi Frogger em 1998. O jogo mais vendido é Super Mario World com mais de 20.6 milhões de unidade vendidas.

Curiosidades:

No lançamento do Super Nintendo no Japão houve rumores que a Yakuza pretendia roubar os consoles que estavam sendo enviados por navio a noite, para serem vendidos no mercado negro.

O Super Nintendo europeu, além de ser lançado dois anos depois do lançamento do japonês, ainda rodava os games 17% mais lento que as versões americanas e japonesas e ainda contavam com largas faixas pretas em cima e embaixo da tela, não sendo em tela inteira.

Existe um filme (com atores) de Hollywood chamado Super Mario Bros- The Movie, mas foi um fracasso total de criticas.

O maior fracasso da Nintendo (além do filme citado) tem um nome: Virtual Boy, videogame de realidade virtual criado por Gunpei Yokoi.

O game Nosferatu do Snes foi o game mais adiado da história da Nintendo: foi anunciado para 91/92 mas saiu apenas em 1995.

O sobrenome de Mario é "Mario". Isso mesmo, Mario Mario. E ele recebeu esse nome pois na época do lançamento do arcade de Donkey Kong, o personagem (que tinha o nome de Jumpman) era tão parecido com o dono do prédio da Nintendo nos EUA, um italiano, que se chamava Mario.

A série Metroid sempre fez muito sucesso nos EUA, mas no Japão nunca foi muito popular.

Opinião do Nerd:

Sem sombra de dúvida o Super Nintendo é a Ferrari dos vídeo-games da década de 90.Em todos os sentidos Luxuoso, Muito bem construído, inclusive sobre o custo da época, bem superior aos outros consoles.O Super Nintendo fez o duelo mais disputado, competitivo e lindo de se vê contra o Mega Drive.Alguns jogos feito para as duas plataformas funcionavam melhor em um deles, dada a diferença entre hardware.Mais uma coisa é certa, o Super Nintendo e seu conhecido mascote estaram sempre nas mentes dos fãs que viveram essa época mágica.